O que fazer na região

 

Parque Tupancy

O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico, distante 180 quilômetros de Porto Alegre. A Unidade de Conservação tem o objetivo de proteger os recursos naturais característicos da região costeira e da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, especialmente ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes.

Os visitantes podem realizar trilhas, as principais são a da Lagoa de Banho e a da Coroninha, ambas com 30 minutos de duração, além de poder observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto. Esses animais misturam-se a variadas espécies de pássaros como suiriri, corruíra, cambacica, cardeal do banhado, martim-pescador que juntos compõe um complexo e incomum cenário a beira mar.

Mais informações no site da Prefeitura Municipal de Arroio do Sal.

Lagoa Itapeva

A Itapeva é uma lagoa litorânea, que possui aproximadamente 31,50 quilômetros, largura média de cinco quilômetros e está inserida na Bacia do Rio Tramandaí. Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Torres e Arroio do Sal a margeiam, mas os dois últimos são abastecidos com água capitada dela e tratada pela Corsan para consumo.

A fauna e a flora de seu entorno e no seu interior são características da Planície Costeira do RS.  Nela ainda aparece em grande quantidade, maciços arbóreos e ninhais de aves aquáticas, além de ser encontrado ratões do banhado, lagartos e tatus.

Mais informações no site da Prefeitura Municipal de Arroio do Sal.

Ecoturismo

A área rural de Arroio do Sal representa 1/3 da área total do município e está localizada à beira da Lagoa Itapeva, o que proporciona um cenário privilegiado. Sem contar que o Roteiro inova ao oferecer atrações como passeios contemplativos e lazer campeiro.

O Turismo Rural Campeiro tem o objetivo de valorizar o artesanato, as tradições campeiras e a vocação para o ecoturismo, que se destaca em função dos belíssimos cenários naturais ainda preservados como por exemplo, a Mata de Restinga com flora e fauna associadas. Três fazendas fazem parte do roteiro: Caramuru, Pousada da Lagoa e Matão, acompanhe o que cada uma lhe oferece:

Fazenda Caramuru
Estrada do Mar, km 72
Proprietário: Raul Freitas de Matos
Telefone: (51) 998682881

A “caramuru” oferece um inédito conjunto de atrativos: museu equoterapia, doma racional, musculação de cavalo (com piscina), além de demonstrações como ‘vaca louca’, doma gaúcha e provas de tambor e rédeas, além de uma autentica Tafona de Farinha.

O visitante pode desfrutar de cavalgadas guiadas ao Pontal da Ilha, um dos recantos mais extraordinários da região, passando por trilhas na mata revivendo a história dos antigos tropeiros do Litoral Norte.

Fazenda Matão
Estrada do Mar, Km73
Proprietário: Paulo Matos
Fone: (51) 99896.3933

Aberta aos sábados para grupos com agendamento, a tradição, história e natureza são os principais atrativos da Fazenda Matão, que possui um Museu Campeiro, com peças centenárias e fogão a lenha, além do verdadeiro chimarrão servido em chaleira de ferro. A Fazenda possui trilhas repletas de atrativos naturais e apresenta demonstrações de laço, prova campeira e um cão campereador que auxilia o proprietário na lida com o rebanho.

Mais informações no site da Prefeitura Municipal de Arroio do Sal.